Gratuitos Parques

Minhocão será transformado em parque público

O Minhocão (Elevado João Goulart) será transformado em um Parque Linear até o fim de 2020. O projeto que transformará o viaduto do centro da capital em um parque nos moldes do High Line de Nova Iorque começará a ser executado este mês e deve estar totalmente concluído até o fim do ano que vem.

As obras terão início em um trecho de 900 metros entre a praça Roosevelt e o Largo do Arouche. Este trecho foi escolhido para ser o início das obras, por se conectar com outros espaços públicos de lazer, como a praça Rooseelt e o Parque Augusta. No total, o parque terá 17,5 mil metros.

Segundo informações da Agência Brasil, até agosto serão instalados acessos para que os pedestres possam subir ao elevado, por meio de escadas e elevadores, em nove pontos. Serão erguidas também proteções laterais para aumentar a segurança desses pedestres.

O parque ganha jardins, floreiras e deques a partir do próximo semestre, segunda etapa das obras.
Uma rede de prédios públicos está interligada pelo Minhocão e poderá ser acessada pelos visitantes do novo parque, como as bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato, o Estádio do Pacaembu, o Memorial da América Latina, além de duas estações de metrô, Marechal Deodoro e Santa Cecília. O Minhocão conecta a Avenida Radial Leste-Oeste (no centro da cidade) à Avenida Francisco Matarazzo, na zona oeste, passando pelos distritos República, Consolação, Santa Cecília e Barra Funda.

O projeto estrutural, anunciado pela Prefeitura de São Paulo, contempla melhorias e mudanças em iluminação, acessos, sistema viário e transporte público. A desativação do Minhocão vem sendo discutida há décadas e é um tema polêmico na capital paulista. Por um lado, o elevado prejudica moradores das redondezas, que convivem com poluição sonora, atmosférica e visual provocada pela constante circulação de veículos. Por outro, a via é importante para o trânsito da região central da cidade.

Trânsito
Para você que usa o Minhocão como via de acesso a importantes áreas da região central da cidade, vale lembrar que o elevado ganha interdições de trânsito, nessa fase inicial, apenas no trecho mais central. Para seguir sentido zona oeste, bastará acessar o Minhocão próximo à Rua Helvétia e, no sentido leste, a Rua Sebastião Pereira, ambas na região central.

Leia mais: 5 parques em São Paulo para fazer piquenique com as crianças 

 

O São Paulo com Criança é um site do grupo Tempo Integral Comunicação, com o objetivo de proporcionar a famílias informações precisas e completas sobre o que fazer e visitar na maior capital do País com crianças.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *