Museus

Catavento: o melhor museu para ir com crianças em SP

O Catavento é o museu mais visitado do Estado de São Paulo e o melhor museu da capital paulista para ir com os filhos. O local tem diversas atrações interativas e um lugar para passar o dia todo em família, sem tédio e com muita coisa bacana para ver e aprender.

Área externa

fachada do museu catavento

O Catavento ocupa um prédio no centro de São Paulo que já abrigou o Palácio das Indústrias e a Prefeitura de São Paulo. O prédio por si só já é um atrativo porque parece um castelo, de características imponentes, e as crianças o adoram.

Do lado de fora, há uma grande fonte com carpas, que distrai as crianças enquanto ficam na fila da bilheteria. Aos finais de semana e feriados, o museu fica bem concorrido.

O Catavento não chama a atenção apenas pelas atrações internas. Do lado externo, há atrações como a locomotiva Dubs e o avião DC-3, de 1936, que foi utilizado como avião militar durante a Segunda Guerra.

Há ainda unidades de maria-fumaça e réplicas de transportes antigos, como carroças. As crianças passeiam por entre eles e curtem bastante a área externa do museu.

Leia também: Museu do Futebol é ótima atração para as famílias na capital

Seções

O interior do museu é muito bonito, com muitas atrações interativas divididas em seções, tais como Astronomia, Corpo Humano, Vida Animal.

Na primeira, os visitantes podem ver e tocar um meteorito e depois sentir o cheiro de ferro nas mãos. As crianças também podem em um jogo com bolinhas entender melhor como funciona a órbita dos planetas.

Uma das áreas mais interessantes para os pequenos é a área de experiências, com dezenas de experimentos interativos sobre calor, luz e óptica. Entre as atrações, há uma casa maluca, a experiência de eletromagnética em que os visitantes encostam em uma bola e os cabelos ficam arrepiados.

Atrações extras

menino brincando em atividade no museu catavento

O Catavento conta com sessões de atividades extras nos fins de semana, feriados e durante as férias. Para estas atividades, é necessário checar os horários e retirar as senhas na recepção do museu.

Entre as atividades, há nanoaventura, visita ao borboletário, laboratório de química, oficina de lego, viagem ao fundo do mar, estúdio de TV, dinos do brasil e visita histórica.

Localização e infraestrutura

O museu fica no centro da cidade, próximo ao Terminal Parque dom Pedro e ao Mercado Municipal. Infelizmente, o entorno do museu é degradado. Mesmo para combinar a visita ao Mercadão, se não tiver de carro, é bom ir de Uber ou táxi.

No museu, dá para chegar de carro e há estacionamento pago no local. Dá para ir de ônibus ou metrô até bem próximo (estação Pedro II ou terminal parque dom Pedro) e aí finalizar o trecho de táxi.

Serviço

Catavento Cultural
Onde: avenida Mercúrio, s/n, Parque dom Pedro II, Brás
Quando: de terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h)
Quanto: o ingresso inteiro custa R$ 6. Menores de 4 anos não pagam.
DICA: Aos sábados, a entrada é gratuita

 

O São Paulo com Criança é um site do grupo Tempo Integral Comunicação, com o objetivo de proporcionar a famílias informações precisas e completas sobre o que fazer e visitar na maior capital do País com crianças.

Related Posts