Eventos Pagos

Bienal do Livro: 6 atrações que as crianças vão adorar!

A 25ª Bienal do Livro de São Paulo começa hoje cheia de atrações para a família toda. É um ótimo passeio para fazer em São Paulo com as crianças até o dia 12 de agosto. Visitar a bienal com as crianças incentiva-lhes a conhecer o mundo dos livros. Além de incentivar a leitura, é uma oportunidade para lhes apresentar novos autores e diversas visões de mundo. Neste post, você vai ver 6 atrações da Bienal para visitar com as crianças.
A bienal conta com estandes das maiores editoras e a venda de livros com preços e condições especiais. Mas para além da venda de livros, há muitas atividades que envolvem literatura, cultura e muito mais. Há bate-papo e sessão de autógrafos com autores, workshops, contação de histórias e muito mais.

1. Espaço Infantil – Tenda das Mil Fábulas

teatro no museu do futebol
A Bienal do Livro está longe de ser um programa apenas para adultos amantes da literatura. Mesmo quem (ainda) não se interessa pelos livros vai curtir a feira, cheia de mesas de conversa, contações de história, workshops, bate-papos e debates. E as crianças contam com muitas atividades para elas, inclusive um espaço exclusivo que é a Tenda das Mil Fábulas.

A tenda é inspirada na cultura árabe e no Livro das Mil Fábulas, conhecido no ocidente como o Livro das Mil e Uma Noites, e será um oásis da leitura para crianças e seus familiares, celebrando a literatura infanto-juvenil, em palavras e imagens.

Nos 10 dias de programação da bienal, haverá um projeto educativo com narradores de histórias e músicos – o percussionista Carlinhos Ferreira e integrantes da Orquestra Mundana, grupo formado por refugiados de vários países, sediado em São Paulo.

O educativo apresentará diariamente um repertório de atividades para crianças, bebês e público geral, das 9h às 18h. E também diariamente, das 18h30 às 20h, o grupo apresentará contos do Livro das Mil Fábulas ou Livro das Mil e Uma Noites, em adaptações de versões recontadas por diversos autores brasileiros, como Ferreira Gullar e Carlos Heitor Cony, acompanhados pela Orquestra Mundana.

2. BiblioSesc – contação de histórias, música e concurso de cordel 

Criança brincando na Estação Literária de Guararema
O espaço do Sesc na bienal contará com ampla programação, que agradará a toda a família, tais como intervenções musicais e teatrais, contação de histórias, bate-papos, saraus.

Entre as atrações, neste fim de semana (4 e 5 de agosto), haverá contação de histórias com o grupo Três Marias e um João, com tradutor de libras (dia 4, às 11h), e a Livroteca com a Cia. Bisclof, intervenção na qual dois artistas carregam instrumentos musicais e uma minibiblioteca que cabe na palma das mãos. (Dia 5, às 12h30).

Veja a programação completa da BiblioSesc AQUI.

3. Bate-papo com a chef Gabriela Kapim do “Socorro, meu filho come mal”

 

 

 

 

 

 

O evento “Cozinhando com Palavras”, em sua 5ª edição na Bienal do Livro, aborda questões culturais, sociais e de sustenbabilidade.

Para quem gosta de gastronomia, não pode perder atividades, como workshops e degustações, com chefs e escritores estrelados.

Para quem está com as crianças, a pedida é acompanhar as atividades sobre alimentação saudável e a preocupação com o desperdício de alimentos. A chef e apresentadora do programa “Socorro, meu filho come mal”, Gabriela Kapim conversará com as famílias no dia 11 de agosto, às 17h, dando dicas para toda a família se alimentar

4. Maurício de Souza e Mário Sérgio Cortella em bate-papo sobre Filosofia para crianças

A educação infantil, por meio da literatura em quadrinhos também está presente na bienal. Em um encontro inédito no evento, sobem ao palco da Arena Cultural BIC Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella, para falar sobre a importância do pensamento para crianças. Durante o bate-papo, que acontece em 11 de agosto, às 11h, os autores irão abordar os assuntos em destaque de sua segunda obra em parceria, intitulada “Vamos pensar + um pouco?” (Editora Cortez). A conversa entre o filósofo e o pai da Turma da Mônica transitará em torno do ato de pensar, com o pensamento apontado como o ponto de partida para tudo que fazemos e, especialmente, como início do nosso entendimento de mundo.

5. Bate-papo com autoras de histórias da Turma da Mônica Jovem

Dia 10 de agosto, os fãs de quadrinhos, cultura pop e do universo teen vão curtir, no espaço Arena Cultural, a conversa entre quatro autoras nacionais bem conhecidas deste público: Babi Dewet, Carol Christo, Pam Gonçalves e Melina Souza. Todas entre 20 e 30 anos, elas contarão como foi o processo criativo para escrever novas aventuras de personagens tão consagradas como a Mônica e Magali, além das mais recentes Marina e Denise, para o livro “Turma da Mônica Jovem – uma viagem inesperada” (Editora Nemo – Grupo Autêntica/parceria com Mauricio de Sousa Produções).

Os amantes da turma viverão uma nova experiência ao ouvir as inspirações e referências das quatro jovens autoras tão queridas pelo público pelas as viagens que cada uma das personagens faz. Por quê a Mônica foi para a Coreia do Sul e Magali para Paraty? O que viveram por lá? Todo o universo adolescente, suas aflições, medos e descobertas, a tecnologia, a escola, os amigos, as emoções do dia a dia – são parte das narrativas modernas desenvolvidas para este projeto inédito e divertido.

6. Guia para curtir São Paulo com crianças estará na Bienal do Livro


A Bienal do Livro é uma ótima atração para quem está em São Paulo com as crianças. Mas se você quer saber o que fazer o ano inteiro na capital, seja durante os fins de semana, feriados ou para curtir as férias inteiras, não deixe de conferir o “Guia para curtir São Paulo com Crianças”, de autoria da editora do São Paulo com Criança, Érica França.

O livro estará sendo vendido durante a bienal, no estande da Editora Altabooks. E está com preço especial. Na sua visita, não deixe de conferir.

Serviço
25ª Bienal do Livro de São Paulo
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana)
Quando: Até 17 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e domingos, das 10h às 21h
Quanto: O ingresso inteiro custa R$ 25. Meia-entrada sai a R$ 12,50
Mais informações: Site da Bienal do Livro

O São Paulo com Criança é um site do grupo Tempo Integral Comunicação, com o objetivo de proporcionar a famílias informações precisas e completas sobre o que fazer e visitar na maior capital do País com crianças.

Related Posts